28.3.11

O ROCK DO GLÓRIA

SHOW DO GLORIA NA RUA AUGUSTA: Banda Gloria, em seus dez anos de carreira, comemora com show explosivo em menos de uma hora de duração.

Fiquei sabendo que o Gloria faria um show no Estação Music Bar, casa de shows que eu vi nascer. Apesar de sempre querer, nunca tinha ido a um show desses meninos e ontem me arrependi de não ter ido antes. Rumo a seus dez anos de estrada, mostram a intimidade que têm com o palco. Dominam uma multidão de roqueiros loucos por descarregar suas insatisfações com o mundo.

Só depois de três anos tocando, o Gloria se sentiu confortável para gravar um disco. É conhecida pelos berros incessantes do Mi, algo que ao vivo é digno de delírio. As músicas todas são muito bem trabalhadas e a reprodução no palco é linda. As letras são envolventes, contém ódio, são diretas e o Gloria tem essa postura no palco. Direta e reta, daqueles que cospem no chão e coça o saco (no sentido literal, claro). Basta os primeiros toques na bateria e pronto, uma roda de phogo gigantesca já se abre. Os olhos deles brilham, é visível. O Mi abre a boca e pronto: caos, destruição e liberdade. Show de rock. Sem frescura.

Em suas poucas pausas entre uma música e outra (se eu contei bem, foram três ao longo da apresentação), o baixinho musculoso solta algumas frases e mostra que sabe exatamente do que, pra quem, de quem e como está falando.

Como presidente de um fã clube, eu quase naturalmente observo isso em shows e nesse não foi diferente.Vi duas meninas que vestiam camisetas "Nós Somos Guerreiros". Elas em cima de ombros, normal. Se não fosse o show inteiro. Vi também que os fã clubes dos caras têm uma postura legal e são contra sem noçãozisse. Ninguém agarrou a banda ou ficou com aquela frescura de tentar subir no palco a qualquer custo. Não passavam imagem de união, talvez pela maioria dos fãs de Gloria vir de "Minha Paz", lançado há dois anos.

Há um público misto apesar da maioria ser aqueles monstros de dois metros arrebentando a roda inteira (que eu participei por uma música e adorei.), mas também há aquelas garotas que viram uma vez ou outra na MTV. Há também pais que levam seus filhos e olham aquilo com espanto. O legal foi ver que a roda dominou o show quase inteiro, haviam alguns que fortementeresistiram e ficaram na ponta do palco até o final, aqueles que ficavam pra trás, curtindode boa e ainda o pessoal que subia no que via pela frente para ver melhor. Surreal, lindo.

Sem noção tem em todo lugar e nesse também tinha. Uma menina que subiu no ombro de alguém colado no palco em frente ao vocalista que ficava desviando tentando ver o público, mas a garota (de lilás, se não me engano), não se tocava. Vamos levar em consideração a altura do moço e a altura do palco que não chegava a dois metros, né? mas o que me deixou meio WTF? mesmo foi o tempo de duração do show (43 minutos, se contei certo). Pô. Uma banda rumo a seus dez anos de carreira fazer um show de menos de uma hora? estranho.

O Estação Muisc Bar, pelo que eu entendi, continua com aquele esquema de chamar quinze bandas pra tocar antes da atração principal. É algo legal, dá espaço pra bastante coisa nova. A transição de bandas acontecem bem rapidamente, em questão de minutos. Já a trilha sonora que colocam nesse meio tempo não tem NADA a ver com festival. E dica para as bandas que vão tocar em festivais assim: COVER. Não é fazer um show só com músicas alheias, claro, mostre as suas, mas tenha noção de que as pessoas estão ali para ver outra banda. E outra: ENSAIO. Mesmo que vá tocar para três pessoas: faça só quando estiver seguro, please.

CONCLUSÃO: QUERO MAIS!


* Não leve a sério nada desse texto, afinal é só mais um cara, comentando sobre tudo sem saber de nada.

Um comentário:

  1. Sim, show do Gloria é foddaaaaaaaa demais! Os caras botam pra fuder, a galera vai ao delírio...com aquele baixinho berrando as músicas que a gente se identificam...foda!
    Mas, concordo que o show deles é muito curto!

    ResponderExcluir

Mesmo que não tenha saco pra ter lido tudo e não saiba nada sobre o assunto, comente. Será acrescentador.