5.9.13

PREMIO MULTISHOW DE M... MÚSICA?

PREMIO MULTISHOW DE MUSICA BRASILEIRA 2013"Premiação deixa arte de lado para louvar o gosto popular brasileiro.


Para um bom começo: todos sabem que o PMMB é um prêmio realizado pelo canal Multishow e que essa rede pertence à Globo, certo?


Há três anos atrás, a cantora Pitty, ao receber o prêmio de Melhor DVD com Chiaroscope, um registro todo voltado à arte e nada comercial, atordoada disse "(...) Esse DVD é um projeto extremamente experimental, poético e concorrendo com coisas tão mais populares, eu nunca imaginei." e concluiu "Muito muito muito feliz de ver que um trabalho como esse ainda tem espaço e ainda apode ser premiado". Porém não houve ninguém para dizer o mesmo esse ano. A Arena da Barra ficou repleta de celebridades e quase não sobrou espaço para artistas.

Quem assiste ao Multishow sabe que é um Altas Horas 24 horas. É onde a Globo chama atenção dos jovens num mix de atrações que os atraem com o que eles devem gostar. Antes do fim da MTV ser anunciado, a estrela jovem era Marcelo Adnet, que acabou com sua carreira se aventurando em O Dentista Mascarado. Claro, Adnet sempre teria "MTV" estampado em qualquer papel que fizesse. Com a fácil desaprovação (e decepção) com o comediante, fazia-se necessário um novo Ídolo Teen e eis que surge o sensacional filme Minha Mãe é Uma Peça. Já admirado antes, Paulo Gustavo seria o Adnet da MTV e como não existe mais aquele Adnet na MTV, Paulo Gustavo é único.

E O QUE ESSE PAPO TODO TEM A VER COM O PREMIO?
Mesmo com tantas premiações de música no Brasil, as que mais chamam atenção e "pega de jeito" os jovens e adolescentes, se resumem em siglas VMB e PMMB. Já que VMB fazia sucesso com Adnet, Paulo Gustavo é perfeito para o PMMB, coloca Ivete que já é musa, ídola, uma puta artista e sócia da Globo: fechou. Tudo pronto, ascendam as luzes, mas vamos por partes pra não causar náusea.

Pra começar, a premiação se guiava em textos "engraçados" importados diretamente da grade de programação da emissora em questão, além dos apresentadores, claro.

APRESENTAÇÕES
Quem vive no Brasil deve saber qual é o "Novo Funk", com letras, refrões, pseudo-bonitinhos, coreografias ensaiadas, algo (claro!) inspirado no POP internacional, com direito e remix e samples chupinhados. A ideia a ser passada é "Outros tipos de Funk são escrotos. O novo é cool". (Assista o Profissão Repórter que trata do assunto para entender melhor). Aí deram  cerca de 7 MINUTOS para Naldo e o mesmo para Anitta. Tão populares quanto à novela das oito. Por acaso? talvez não. Mas quem organizou tudo isso esqueceu de uma coisa: eles não cantam nada e pagaram vexame em vista nacional. Sem mencionar Ivete cantando trecho das músicas com a plateia, querendo mostrar que ela é do povão e o povão gosta (tem que gostar) disso!

Mas e o pagodão e afins que rolam no humilde Esquenta da (mais povão impossível) Regina Cazé?
Depois que o grupo Exaltassamba se desfez, Péricles virou co-apresentador e Best-Friend-Forever de Regina e Thiaguinho se tornou música para adolescentes fanáticas naquele estilo Restart. Hora de juntar, né? é. Mais de oito minutos para esse reencontro que só poderia ser feito pelo Multishow.
Pra não focar só em um grupo, chamaram Sorriso Maroto WHO? para fazerem um som também. Cerca de oito minutos pra não ser deselegante.

E os acontecimentos da rua? a revolução no Brasil? passará despercebida? não pode. os jovens eram maioria nas ruas, precisam de um representante no palco. "Que tal Planet Hemp? eles aprovam todo o movimento e tal." não. Muitos questionamentos e os músicos são excelentes. Só a vóz de B-Negão quebrará todos os citados acima. "Tá, chama só o D2 então." mas o público do Marcelo não é formado por muitos jovens mais. "Chama algo que fale de liberdade, maconha, essas coisas e que seja atual". CONE CREW!!! Mas sem muita audiência: seis minutos no máximo.

Como o palco era todo trabalhado no futebol - lembrando da audiência que a Copa do Mundo já deu e ainda dará à Globo ano que vem. JOVEM TEM QUE GOSTAR DE FUTEBOL! e quem fala de Futebol na música? Skank, claro! mas Skank é jovem? não: só canta o clássico "Partida do Futebol" e vaza! OK. menos de quatro minutos, por favor.

Prêmio Multishow lindo! pronto pra agradar todos os tipos de jovens. Mas (quase) eles esqueceram que o PMMB é conhecido porque mistura as "novidades" com artistas renomeados como Caetano... E quem colocar de jovial pra cantar com Caetano e ainda ser surpreendente? Criolo? "NÃO! A MTV JA FEZ ISSO!" Emicida? FECHÔ. Quanto tempo? o mesmo que demos às outras aprestações especiais: sete ou oito minutos.

O sertanejo que já está entrando em fase de esquecimento geral, foi representado por Chitãozinho e Xororó com Paula fernandes. Aquele lance de unir o novo ao clássico e blá blá blá. E para encerrar a noite: Ivete Sangalo, escolhida como Melhor Cantora, a apresentadora do festival cantou três músicas (AI QUE INEDITO *0*)

AS CATEGORIAS

VOTO POPULAR

Melhor Cantor: Luan SantanaMelhor Cantora: Ivete SangaloMelhor Grupo: Sorriso MarotoMelhor Música: Thiaguinho - "Buquê de Flores"Melhor Show: Paula FernandesExperimente: Oba Oba Samba HouseMúsica-Chiclete: Anitta - "Show das Poderosas"


JÚRI ESPECIALIZADO

Novo Hit: Mahmundi - "Calor do Amor"Versão do Ano: Bárbara Eugênia - "Por Que Brigamos?"Melhor Clipe: Anitta - "Show das Poderosas"Música Compartilhada: Metá Metá - "MetaL MetaL"



SUPERJÚRI

Artista Revelação: Karol ConkaMelhor Disco: Guilherme Arantes - "Condição Humana"Melhor Show: Caetano Veloso / Gang do Eletro (empate)Nova Canção: SILVA - "Amor Pra Depois"


Lembrando que o "superjúri" é (democraticamente) composto por jornalistas de diversos meio de comunicações.

e vendo essa lista não há como não se perguntar: CADÊ A MÚSICA? Isso é o melhor do Brasil? cadê Vespas Mandarinas? cadê um dos melhores discos do anos chamado "Aleluia" da banda Cascadura? Cadê Martin e Eduardo? Cadê cachorro Grande? Cadê Agridoce? Cadê O Rappa? Cadê Joe e a gerencia? Cadê Gal? Cadê Criolo? Cadê Guri? Cadê China? Cadê Chico????? Cadê Tulipa Ruiz? Cadê Rita? Cadê música nova? Cadê as bandas que eu escuto na Augusta: Sabonetes, Vivendo do Ócio, Mafalda Morfina, Instinto, República, Rebobina, Caixa preta? Cadê arte? DEUS abençoe a internet, porque se eu dependesse desse prêmio pra me guiar em questão musical, estaria fudido, alienado e acéfalo.


* Não leve a sério nada desse texto, afinal é só mais um cara, comentando sobre tudo sem saber de nada.

Um comentário:

  1. Nossa, compartilho com vc essa opinião!
    Eu até postei isso no dia: multishow é globo, tudo a mesma coisa!
    Não se pode nem chamar essas coisas de música, muito pouco ou quase nada ali se salvou... Triste, muito triste!

    ResponderExcluir

Mesmo que não tenha saco pra ter lido tudo e não saiba nada sobre o assunto, comente. Será acrescentador.