23.8.14

Mafalda Morfina revive sucesso de Raul Seixas


21 DE AGOSTO, DIA EM QUE COMPLETAMOS 25 ANOS SEM RAUL SEIXAS
Banda Mafalda Morfina relembra a data lançando uma versão para o sucesso "Tente Outra Vez" com direito a videoclipe e apresentação.Divulgação

Divulgação

 Formada por Luciana Lívia (Voz e Composições), Renato Manteiga (Bateria), Thiago Arena (Guitarra) e Carla Keyse (Baixo), Mafalda Morfina é uma banda que completa 10 anos de estrada em 2014. Direto do Ceará, onde participou de festivais como Rock Cordel, Ponto Ce e Feira da Música, estão há cerca de três anos em São Paulo e citam Raul Seixas como uma de suas principais influências (ao lado de Muse e No Doubt). 



Confira o videoclipe:

Para quem acompanha Mafalda Morfina pela internet pôde acompanhar também uma contagem regressiva em posts de perfis da banda que diziam, por exemplo, "Faltam 48 horas". Os fãs respondiam em comentários parecendo estar tão ansiosos e animados quanto a banda. A data (21 de Agosto) não foi a toa, pois nesse mesmo dia em 1989 Raul deixava esse "plano terrestre". Além da música e do videoclipe, a banda Mafalda Morfina também participará do tributo "25 Anos Sem Raul" no mesmo palco que bandas como BigFuzz, Copas Fora e Cryform. Além dos shows, quem for poderá conferir bandas cover, exibição de documentários e registros musicais e pessoais, concurso de sósias e discotecagem Raul+Rock anos 80/90.

No meio de sua turnê "Carrossel Estático", os integrantes da MM arranjaram um tempo para fazer essa homenagem à Raul. Nós conversamos com a Luciana Lívia sobre o tributo. Confira:

 PC Guimarães: De onde surgiu o convite para o Tributo a Raul Seixas?
Luciana Lívia: Na verdade foi talvez um convite da energia que sentimos pela obra de Raul. Um belo dia eu cheguei ao ensaio da banda, com a ideia de criarmos uma versão da música "Tente Outra Vez". A banda me olhou desconfiada a princípio, é natural sentir insegurança em reproduzir um hit que já está ali, lindamente pronto há anos, e dá-lo uma nova roupagem, mas no fim todos se apaixonaram pelo desafio. Demorou um tempo para decidirmos o caminho ideal dos arranjos. A idéia era que a música não perdesse a essência “Raulseixista”, mas que ganhasse um pouco da nossa cara. Até que estudando melhor a música em casa, tive uma prévia do que queria com a melodia da voz e da levada da guitarra. Montei um esqueleto disso e levei para casa do Thiago que além de guitarrista, é um ótimo instrumentista no geral. Trabalhamos juntos na pré e levamos o resultado para Renato e Carla. Ambos curtiram e logo desenvolveram muito bem seus arranjos, dando uma interpretação única à bateria e ao baixo. Depois da versão pronta, a homenagem ao Raul passou a ser realizada em nossos shows (a partir de junho desse ano).



PC: A música "Tente Outra Vez" é, incontestavelmente, um dos maiores hinos brasileiros. Como surgiu a ideia do clipe?
Luciana Lívia: Em agosto desse ano Raul Seixas completa 25 anos que partiu em seu disco voador para "novos aeons". Então tivemos a ideia de trabalhar um vídeo que fosse dedicado especialmente a ele. Não somente por tudo que ele representa para gente como inspiração artística e autoral, mas também com o intuito de propagar sua música a nova geração. A incentivar essa galera a ir atrás do "tal" maluco beleza e conhecer a sua genial contribuição para a música brasileira!

PC: Vejo muito da ideologia de Raul em suas letras. Como você o descobriu e o que ele representa para você hoje?
Luciana Lívia: Meus pais se conheceram através de uma rádio, que estava recebendo ligações dos fãs do Raul Seixas. Daí você tira né? rs Minhas irmãs e eu crescemos ouvindo Raul Seixas. Nos anos 90 muitas vezes íamos aos encontros do fã-clube do Raul em Fortaleza/CE e Plínio Seixas (irmão do Raul) acabou sendo um colega da família. Cheguei inclusive a cantar para ele aos 07 anos de idade a música "O homem", ao lado do meu pai (vocalista da SALT, banda cover do Raul Seixas, desde 1998). Por isso e por tudo, Raul Seixas sempre me faz lembrar minha família. E logo em seguida ele me inspira coragem, ousadia e renovação como artista. Suas músicas falam muito. São luzes infinitas.
Luciana, suas irmãs, e pais em um dos encontros com Plínio Seixas
 Luciana, suas irmãs, e pais em um dos encontros com Plínio Seixas (arquivo pessoal)


PC Você participou da direção do Videoclipe com Jefferson Santos. Qual foi sua contribuição?
Luciana Lívia: O Jeff é um amor. Um profissional talentoso e humilde. Ele quem me colocou nessa de direção. A verdade é que idealizei o projeto e montei um rascunho simples com ele. Eu já sabia mais ou menos onde queria chegar. Havia uma linha de raciocínio e uma intuição em harmonia, tanto na parte dos depoimentos, quanto na comunicação com a câmera. Mas foi o Jefferson que compreendeu tudo, acrescentou sua visão e conduziu a câmera pra gente, permitindo que a magia acontecesse. Além de uma edição de mestre. Ele é um profissional apaixonado pelo que faz e eu acho que é exatamente aí que nos encontramos.

PC: De quem foi a idéia de cenografia e como foi a filmagem da banda?
Luciana Lívia: A ideia veio praticamente no dia da gravação. Carla Keyse encontrou umas caixas estilo anos 70, e a Bruna (nossa produtora) adorou a ideia. Os meninos ajudaram na composição. Lembro que Renato sentiu coceira no corpo, porque afinal eram caixas muito antigas rs. Todos ajudaram a carregar as caixas e de repente criamos um cenário simples, mas honesto. A filmagem durou uma madrugada inteira e foi muito divertido. Eu acho que saímos dali com uma sensação de orgulho um do outro. Rostos sonolentos e cansados, mas muita satisfação com o trabalho realizado e alegria pelo simples fato de estarmos juntos. 06. Alguns meses atrás você visitou o apartamento em SP onde Raul passou seus últimos dias de vida. Como isso reflete em você, pessoalmente e musicalmente? Acho que foi um momento meu de ser fã. E por isso foi mais pessoal do que musical. Senti um sentimento de nostalgia, de algo que eu não vivi. Legal você ter lembrado.

PC:  Como é a relação do publico da Mafalda Morfina com Raul? Eles conhecem? Você vê esse tributo como uma maneira de levar Raul Seixas à essa nova geração? Luciana Lívia: Conhecem. Alguns mais, outros menos. Achamos que a regravação da “Tente Outra Vez” é uma maneira sim de propagar Raul Seixas a nova geração. Gostar de rock no Brasil e não conhecer a obra dele "Pode ser muito arriscado". Mas "Faz o que tu queres a de ser tudo da lei".

PC: No próximo dia 23 vocês participam do tributo ao cantor em SP. Quais as expectativas? vocês vão tocar só Raul ou os fãs podem esperar músicas autorais também?
Luciana Lívia: Como o show é tributo, vamos fazer mais 03 canções do Raul além da "Tente Outra Vez". Porém o restante do show é todo das músicas do nosso novo disco.

PC: No último show de vcs na praça Vitor C. vcs tocaram essa versão que gravaram. Pretendem deixar no repertório durante a turnê Carrossel Estático?
Luciana Lívia: Sim. Principalmente nesses meses que a versão ainda está recente. Ela repercute positivamente nos shows e contracena bem com músicas nossas como "Xícara Azul" ou "Em outros Versos".

PC: Deixe aqui um recado para os fãs de Raul que estão conhecendo a banda agora.
Luciana Lívia: Galera corre para conhecer “o novo e o antigo verdadeiro”! rs Parafraseando um pensamento bem interessante que um rapaz nos presenteou na introdução do videoclipe. Mas é isso mesmo. Conheçam mais sobre as músicas da Mafalda Morfina, em especial as do novo disco "Carrossel Estático". E não deixem de ouvir mais músicas do Raul Seixas, Secos e Molhados, Mutantes, Paralamas do Sucesso, Beatles, Belchior, Engenheiros do Hawaii, Queen, Cássia Eller, Skank, Carmen Miranda, etc.

SERVIÇO: Tributo 25 anos sem Raul + Bandas Autorais
Sábado, 23 de Agosto - Feeling Music Bar
Ingressos: R$25 (R$20 com nome na lista)

Um comentário:

Mesmo que não tenha saco pra ter lido tudo e não saiba nada sobre o assunto, comente. Será acrescentador.