18.1.11

SOLIDARIEDADE?

BRASIL SOLIDÁRIO E lá vai o Brasil, destacando-se no exterior pela solidariedade de sua população...

Custei a acreditar que aquele cara que prefere jogar lixo na estrada ao sujar seu lindo carro de última geração é o mesmo que seleciona tudo aquilo que não usa, vê que é importante para as vítimas "das chuvas" e desloca-se até um ponto para doar. Conversando com alguns amigos sobre isso, cheguei à seguinte conclusão:

Essa solidariedade toda é resultado de culpa. Sim, culpa geral, de todos nós que fingimos NÃO ver a desigualdade à nossa volta, diariamente. Fingimos o ano inteiro não saber que  em janeiro vai chover e aquelas pessoas que não tem condições de morar num lugar seguro vão perder tudo, reconstruir e ano que vem fazer a m - e - s - m - a - c - o - i - s - a. Nos importamos sim, porque somos humanos, temos corações e ao ver nossos iguais sofrendo no Jornal Nacional, inevitavelmente colocamo-nos no lugar deles mas preferimos continuar na Globo, assistir a Novela das Oito e tentar deletar de qualquer maneira aquelas imagens antes vistas. Às vezes dura mais, fica nos noticiários durante dias, até o Carnaval, acho que foi o recorde.

E aí, para se livrar da culpa e conseguir fechar os olhos à noite, ajudamos; doamos; doamos nossos braços; serviços; dinheiro... E assim consigo viver o ano inteiro feliz (enquanto reclamo do meu carro que não é conversível, nêgo não tem onde morar) mas eu não sou egoísta! sou um ótimo cidadão! afinal, fiz minha parte, como cidadão. "Ano que vem faço tudo novamente, relaxa".

E assim o mundo gira, o Brasil é campeão e ocultamos nossa indignação.

* Não leve a sério nada desse texto, afinal é só mais um cara, comentando sobre tudo sem saber de nada.

Um comentário:

  1. e eis que Ele resolve então fazer o que muitos tentam(sera mesmo que tentam?) e não conseguem.: Ser alguem que fala,discute, não "sabe de nada" e por isso acaba sabendo e "sacando" tudo.
    è bem assim mesmo, olhe lá, coitada da criança no farol; doarei algumas moedas, drei um prato de comida ou uma roupa velha ao pobre senhor nas ruas. Pronto meu lugar no ceu esta assegurado, minha alma salva e minha consciencia pronta pra descansar.(fechar os olhos e descansar em paz neh?)
    Nada é feito sem um minimo de egoismo. Não que seja ruim quando isso contribui mesmo q de maneira errada para uma boa causa(ainda que o jesto por ser feito de maneira falha não valha).
    Foda o blog!
    Mas melhor eu parar de comentar sobre, afinal"a piscina esta cheia de ratos" neh..melhor tomar cuidado ao nadar.

    ResponderExcluir

Mesmo que não tenha saco pra ter lido tudo e não saiba nada sobre o assunto, comente. Será acrescentador.